O Natal aproxima-se. É a Festa das Crianças, da Solidariedade, da Paz, da Justiça, da Verdade, da Vida, do Amor. Tudo quanto se precisa. Por tudo isto, o Natal é a Festa de todos. É a Festa da Esperança.
De facto, do que precisamos mais é de Crianças, de Solidariedade, de Paz, de Justiça, de Verdade, Vida, Amor. Com estes valores, a vida é mais feliz.
São estes, também, os valores do Reino de Deus, Festa que celebrámos no fim do Ano Litúrgico e antecedeu o Advento: o tempo que prepara o Natal.
Jesus vem anunciar todos estes valores com o Seu Natal – os valores necessários e indispensáveis à vida das pessoas. Mais: Jesus vive e testemunha estes valores durante a Sua vida na terra dos humanos, Seus irmãos; Jesus dá a Sua vida por estes valores, consagrando-os na Sua Páscoa; apresenta-se como o Defensor destes valores, enquanto Rei e Senhor de todos e enquanto Alguém que os conquista e os oferece a todos os que querem partilhar o Seu Reino.
Com o Natal, ficamos a saber duas coisas importantes:
1ª - estes valores são possíveis. Jesus anunciou-os, viveu-os, deu a vida por eles e propô-los como Caminho, Verdade e Vida para o bem de todos;
2ª - estes valores devem implementar-se nas relações entre os povos e entre as pessoas e são eles o segredo para o desenvolvimento sustentado, a paz universal e o bem-estar de todos.
Então, o Natal de Jesus não pode ser escondido nem privatizado. É um direito de todos e uma prenda de Jesus para todos – é a prenda e a Festa para os que acreditam em Jesus, O acolhem no coração e O levam àqueles que não sabem que Ele nasceu nem sabem que Ele está entre nós.
Sim! O Natal é a Festa, sobretudo, de Jesus que nasceu para todos e a Festa de todos os que O deixam nascer no coração, na vida, na família, na escola, no trabalho, na sociedade. Nascendo Jesus em todas as pessoas, realidades e instituições, nasce o Seu projecto de Solidariedade, de Paz, de Justiça, de Verdade, de Vida, de Amor… Nasce Alegria e Esperança para todos.
Com a implementação do projecto do Seu Reino, as Crianças podem sorrir e sonhar um futuro novo e todos nós podemos construir um Mundo Novo, ajudando a sorrir todos quantos hoje choram e sofrem com um mundo velho, corrupto, injusto e desigual.
Vem aí o Natal!... Não estraguemos o Natal!... Vem, Senhor Jesus!... Santo Natal para todos!... Viva a Esperança!...
† Ilídio, Bispo de Viseu