sexta-feira, 6 de novembro de 2009

XXXII Domingo Comum B


O Senhor é fiel para sempre

O testemunho das duas viúvas de que falam as leituras deste domingo é o anúncio da verdade presente no Salmo 145 proposto para esta semana: “O Senhor é fiel para sempre”. A primeira priva-se do pouco alimento que tinha e Deus recompensa-a, assegurando-lhe o necessário para si e para seu filho. A segunda oferece ao Senhor a única moeda que possuía e é admirada e elogiada por Jesus: “Deu mais do que todos os outros”.
No Evangelho, Jesus, perante a falsa religiosidade dos doutores da lei, convida os seus discípulos a porem a sua confiança em Deus, sempre fiel às suas promessas.
É a Palavra de Deus que nos motiva e nos pode ajudar a resolver os problemas sociais de hoje, fazendo também nós surgir iniciativas a favor dos deserdados, necessitados e dos que estão à beira do desespero.
Realizando o desafio de Jesus: “Dai e ser-vos-á dado”, teremos a confirmação de que Deus é Pai, sempre fiel às suas promessas. Não é fácil fazer isto hoje, num mundo em que se confia somente nos próprios meios e seguranças. Mas usando bem e com sapiência cada um dos nossos talentos, confiando n’Ele e na sua ajuda, tudo é possível.

SEMANA DOS SEMINÁRIOS



A celebração da Semana dos Seminários 2009, que a Igreja Católica em Portugal promove entre 8 e 15 de Novembro, faz ecoar uma mensagem de esperança.
“ S e m i n á r i o , palavra que chama e envia” é o mote da iniciativa, que lembra as instituições nas quais são formados os f u t u r o s sacerdotes.
O presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, D. António Francisco dos Santos, assinala, na sua mensagem para esta semana, que “todos somos chamados a assumir os seminários e a formação dos novos sacerdotes como uma missão essencial da vida dos cristãos e das comunidades”.
Em pleno Ano Sacerdotal, “o amor pelos seminários, - acrescenta D. António - expresso em gestos de oração, de afecto e de generosidade, afirma um belo testemunho de vida eclesial, constitui um sinal de gratidão pelo bem ali realizado”.
Vem a propósito recordar palavras conclusivas do VI Fórum Nacional das Vocações, que aconteceu em Fátima nos dias 30 e 31 de Outubro: “Importa perceber que hoje os jovens não seguem modelos e ideais, mas procuram sobretudo experiências e vivências. Não querem tanto ouvir testemunhos mas sobretudo sentir realidades. Daqui decorre que a atitude fundamental seja de “perder” tempo com os jovens: conhecê-los, ouvi-los, crescer com eles, experimentar com eles. Precisamos de pôr em causa os nossos quadros mentais de educadores adultos, libertando-nos de prisões e reeducando-nos para sentir com e à maneira dos jovens”.

DESTAQUES DA SEMANA

Terceira Ordem Carmelita de Viseu
21 e 22 de Novembro - Encontro
No Centro Pastoral diocesano, orientado pelo Pe Francisco Rodrigues, responsável Nacional.
No dia 21 , sábado, o encontro começará às 9h30 e concluir-se-á com a Missa às 17h30 (no Carmo).
No Domingo, dia 22, a partir das 9h00, com conclusão ao meio-dia, na missa do Carmo.
As pessoas interessadas devem inscrever-se na sacrsitia da igreja.

Escola Bíblica - Estudo partilha e Oração
Qurtas-feiras, das 10h40 às 11h30, na igreja do Carmo.
Havendo um pequeno grupo interessado, pode repetir-se o encontro ao fim da tarde.

Meditação Cristã
(Mais informações:
www.meditacaocrista.com/
ou www.wccm.com.br/).
Em Viseu, se quiser participar num grupo de Meditação Cristã, pode vir à igreja do Carmo, às quintas-feiras, às 21h30.

Grupo Coral
Ensaios, orientados pelo Dr Vicente, às quintas-feiras, às 17h30.

-----------------------------------------------------------------

8 a 15 - Semana dos Seminários.

Segunda, dia 9 - Dedicação da Basílica de Latrão

9 a 12 – Fátima: Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa

Terça, dia 10 - S. Leão Magno

Quarta, dia 11 - S. Martinho

Sábado, dia 14 - Todos os santos e santas carmelitas

Domingo dia, 15-
Encerramento da campanha de recolha de donativos para o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas e a missão AMI em S. Tomé e Príncipe

- peditório das missas para os seminários

domingo, 1 de novembro de 2009

Todos os Santos


Felizes os pobres em espírito porque deles é o Reino dos Céus (Mc 5,3)

A festa de todos os Santos deixa-nos entrever um “pedaço” do paraíso, habitado – segundo a visão de S.João – por “uma multidão imensa de todas as nações, raças, povos e línguas”. Cada um deles, divina obra-prima, estupefacto, contempla a Deus e as suas maravilhas.
É uma visão que nos enche de alegria e de esperança: porque filhos de Deus, depois desta vida, participaremos também nós naquela existência serena, plena e luminosa.
E o caminho para lá chegar é o que Jesus nos propõe nas Bem-aventuranças, a via do amor, da santidade. E a santidade é feita das coisas comuns do dia-a-dia, simples, feitas com amor, ao alcance de todos.
A Palavra que hoje é proposta: “Felizes os pobres em espírito” é para todos nós um convite a não deixar apegar o coração aos bens terrenos, mas a apontar para o alto, para a cultura do dar. Trata-se muitas vezes de ultrapassar um pequeno obstáculo, realizando um gesto concreto de amor, perdendo a própria ideia para acolher a dos outros, renunciando a um objecto, a alguma peça de roupa ou a qualquer coisa não necessária para fazer uma oferta ao irmão.
Se entre nós existe o amor, mesmo com todos os seus limites, esta terra poderá ser uma pequena antecipação do paraíso, porque o próprio Deus será a nossa recompensa.

Santidade contagiosa


Em 1818, S. João Maria Vianney foi nomeado pároco de Ars, uma aldeia com 230 habitantes, na diocese de Lyon (França), um lugar igual a tantos. Tendo-se passado por trinta anos agitados, devido a revoluções e às guerras napoleónicas, o bispo preveniu-o de que iria encontrar uma situação religiosa muito precária: “Não existe muito amor a Deus naquela paróquia; sereis vós a reacendê-lo”. Um biógrafo do Santo Cura de Ars registou este testemunho, alguns anos depois: “Em 1832, Jean Picard, nascido em Ars, donde tinha partido, regressou para se fixar como carroceiro; declarou a aldeia irreconhecível. Admirado, ouvia os agricultores entoarem cânticos ao manejar as foices e a fazer cruzes com ramos que colocavam à entrada dos seus campos.” (J. Follain, O Santo Cura d’Ars, p.47).
Passados 150 anos, o Santo Cura de Ars pode parecer-nos um modelo de santidade muito distante do contexto da vida de hoje de um padre, e ainda mais da de um leigo, ou religioso. Uma coisa porém permanece válida e actual para todos: a santidade é contagiosa. Verdadeiramente vendo como rezava, como celebrava a Missa, como vivia – antes ainda de como falava, as pessoas de Ars mudaram a sua vida. Observa Paulo VI: “O homem contemporâneo escuta mais as testemunhas do que os mestres, ou se escuta os mestres é porque são testemunhas” (Evangelii Nuntiandi, 42).
Neste mês que começa com a recordação de Todos os Santos, façamos nosso este singular “contágio” a partir sobretudo do Evangelho: Palavra que se faz vida, vida que se faz Palavra.

DESTAQUES DA SEMANA

Escola Bíblica
Estudo e Oração

Vai começar, a partir da próxima quartafeira (dia 4 de Nov.), uma série de encontros dedicada ao estudo e à oração da Bíblia. Haverá dois turnos de encontro: o primeiro, de manhã, às 10h40; o segundo, ao f im da tarde, às 18h30 (este horário da tarde, de acordo com as pessoas presentes no primeiro encontro e com outras sugestões, pode ser alterado).

Terceira Ordem
Carmelita de Viseu
Encontro nos dias: 21 e 22

de Novembro
Pede-se a todos os membros da Ordem Terceira Carmelita e às pessoas interessadas em ingressar que se inscrevam para o encontro com o Pe Francisco Rodrigues, responsável
Nacional.
As actividades decorrerão, no dia 21 de Novembro, sábado, das 9h30 às 18h30 e no Domingo, dia 22, a partir das 9h00, com conclusão ao meio-dia, na missa do Carmo.

Grupo Coral
Ensaios, orientados pelo Dr Vicente, às quintas-feiras, às 17h30.

Meditação Cristã
(Mais informações:
www.meditacaocrista.com).

Em Viseu, se quiser participar num grupo de Meditação Cristã, pode vir à igreja do Carmo, às quintas-feiras, às 21h30 (numa salinha dos anexos da igreja, entrada pelo portão direito, ao cimo da escadaria).

_____________________________

Segunda, dia 2
Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Sábado, dia 6
S. Nuno de S.ta Maria

6 a 8 – Fátima: Fim-de-semana para noivos promovido pelo Movimento de Pastoral Familiar «Encontro Matrimonial»

7 e 8 – Porto: Celebração das Bodas de Diamante da Acção Católica Portuguesa

Domingo, dia 8– Fátima: Basílica: Conferência sobre «Aspectos
histórico-biográficos de S. Nuno de Santa Maria» por Jesué Pinharanda Gomes

- Visita Pastoral de Bento XVI a Brescia (Itália)

8 a 15 - Semana dos Seminários.