sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

7 de Fevereiro - V Domingo do Tempo Comum C


Deixaram tudo e seguiram Jesus
(Lc 5,11)

Pedro manifestando a sua pobreza e inadequação, confia-se a Jesus e pronuncia aquela frase estupenda: “Já que Tu o dizes, lançarei as redes”; e Jesus faz de Pedro um anunciador do Evangelho: “Não temas, serás pescador de homens”.
O Senhor, quando entende “chamar” e “enviar” alguém, não lhe faz um exame sobre as virtudes, mas olha para a disponibilidade: o pecado trata Ele de curá-lo.
O chamamento a seguir Jesus é para todos os cristãos. Porém, é fundamental experimentar o seu amor misericordioso.
Só então o coração se abre, confiando n’Ele, e se disponibiliza, com dificuldade mas serenamente, porque enamorados d’Ele, a viver também as maiores exigências do Evangelho, sem desculpas ou cálculos. Tornamo-nos assim participantes e corresponsáveis da missão de Jesus: realizar um mundo novo fundado no amor.
Aprendamos a amar, a defender e a ajudar quem se sente só, quem sofre. Reaprendamos a ter um olhar de misericórdia e de acolhimento para quem errou.




Quantas vezes, Senhor, me encontro com as mãos vazias…
Cansado e sem grandes resultados…
Tu bem sabes que sou pecador,
indigno e incapaz de estar na Tua presença
e de fazer o bem.
Sobe mesmo assim para a minha barca,
faz-Te ao largo comigo.
Se Tu vens comigo, eu arrisco.
Chama-me ainda e renova a minha vida,
torna-me Teu discípulo,
enche de frutos as minhas mãos vazias.
Só Tu podes tornar fecundo o nosso trabalho,
pois sem Ti nada podemos fazer,
mas conTigo tudo é possível.
Só assim crescerá a Tua Igreja
e um povo novo Te cantará eternamente
e experimentaremos a alegria da Tua presença e da Tua amizade.

JORNADAS DA PASTORAL DA FAMÍLIA


A Família não vai acabar

Assim começou a sua intervenção o Pe. Carlos Carneiro, que prendeu a plateia do Auditório do Centro Pastoral da diocese, na tarde de sábado, 30 de Janeiro.
Numa apresentação muito bem-humorada e vibrante, o orador mostrou como pode ser vivida a aventura do casamento cristão, construindo uma família para a sociedade actual.
O mundo inteiro não quer viver sem família, agente por excelência de transformação da sociedade, foi dizendo o orador.
A família de ontem tinha defeitos, a de hoje tem defeitos e a de amanhã também os terá, mas a família tem também virtudes, e muitas. A família para os dias de hoje não pode ser o modelo de ontem; tem que ser um modelo que responda aos desafios do quotidiano concreto.
A proposta cristã para a família de hoje é uma proposta exigente, porque brota do amor. É uma experiência de máxima liberdade humana, alicerçada num querer consentido de dois, que querem ser um para o outro para sempre, sem receios, todos os dias, todos os momentos, construindo, em família, uma história de amor baseado na paciência e perseverança, rumo à perfeição, à santidade. Caminho difícil, exigente, mas possível, necessário e gratificante.
A Igreja, que torna a família sacramento, pedelhe que cumpra a sua Missão - mostrar Deus através do amor entre esposos, construindo a felicidade que deve ser visível, contagiante, transbordante, transformadora da realidade, instrumento de salvação, gerando um mundo novo, mais fraterno, solidário e melhor.
F.M.

DESTAQUES DA SEMANA



Mudança provisória de instalações
Devido às obras em curso, nas salas anexas, o serviço religioso da igreja do Carmo vai ser transferido para a igreja do Seminário Maior, no mesmo largo de Santa Cristina, desde o
dia 10 (Quarta-feira próxima) até ao dia 19 de Fevereiro. Mantêm-se todos os horários e serviços.



Peregrinação Carmelita a Fátima
27 e 28 de Fevereiro de ‘10

Partida - no dia 27, sábado, às 10h00
Regresso no dia 28, de tarde

Viagem e estadia: 50,00€ (quarto duplo)
60,00€ (quarto individual)

(Inscrições, na sacristia da igreja do Carmo, até ao dia 15)



Terça, dia 9
- Fátima: Conselho Permanente da Conf. Episcopal Port. e Publicação de Nota Pastoral sobre a visita do Papa a Portugal

Quinta, dia 11
- N. Sra de Lurdes, Dia Mundial do Doente

- 13/16: Porto, Encontro Ibérico de Taizé


III Semana Bíblica de Viseu
22-26 de Fevereiro de 2010

- Centro Pastoral de Viseu - das 20.45 às 22.30h - Todos são convidados.
Inscrições através de sedecviseu@gmail.com; 232467692; 967147214.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

IV Domingo do Tempo Comum C

“O filho do carpinteiro caminha com seu Pai do céu”



“A caridade não acaba nunca”
(1 Cor 13, 8)


Os relacionamentos de Jesus com os seus conterrâneos são difíceis, incompatíveis até. Os habitantes de Nazaré exigem que Ele faça aquilo que eles querem: “Faz também aqui na tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. Procuram “sinais”, prodígios, reduzindo assim a Fé a magia e a economia. Jesus, então, “sai” da sua terra, vai para “mais longe”, vai ter com os outros, com os desesperados, os excluídos, os que não têm direitos, nem voz, anunciando a todos com força e ternura a boa notícia: “O meu Pai e vosso Pai ama-vos immensamente, fazei assim vós também”, “amai-vos como Eu vos amei”.
Também Paulo, no famoso hino à caridade, nos fala de um amor que vai mais longe: “a caridade é benigna, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.
Sem a caridade tudo o que temos, o que somos e o que fazemos não vale nada: tudo é vão!
O amor não é um mandamento só para os cristãos, mas para todos. Se a caridade é o que permanece, vivamos então a regra de ouro: “Fazer aos outros o que gostavas que te fizéssem a ti”. É o que diz Gandhi: “Não posso ferir-te, sem me ferir a mim”.
O amor vivido, portanto, faz-nos alargar os horizontes: coloca a alma em relacionamento esponsal com Deus, enche de alegria o coração e constrói a civilização do amor.




Dá-me olhos novos, Senhor,
em cada dia,
para que saiba ver
sempre novas
as pessoas que habitualmente
em cada dia
colocas ao meu lado.
Que eu Te possa reconhecer
Em cada irmão e irmã.
Que neles,
mesmo quando te escondes,
mesmo quando nada espero de bom,
eu saiba ver o teu rosto.

Em tempo de crise económica


Em tempo de crise económica, faz-nos bem reler alguns episódios da vida do Santo Cura d’Ars, que falam do seu relacionamento com o dinheiro.
Pelas suas mãos passaram quantias avultadas, chegando mesmo a empenhar todos os seus haveres (até a própria cama) por causa da obra de caridade “La Providence”, que tinha fundado a favor das raparigas pobres de Ars.
Algumas horas antes de morrer, disse a quem o asistia: “Restam-me trinta e seis francos. Pedi a Caterina Lasagne que venha buscá-los e os dê ao médico que me tem acompanhado. É tudo o que tenho e penso que seja a quantia que lhe devo”.
Não se trata de nos fixarmos nos aspectos mais ou menos pitorescos do estilo de vida de S.João Maria Vianney - a extrema pobreza que marca toda a sua existência simbolizada na famosa panela de batatas que cozinhava uma vez por semana - bem difícil de propor e de imitar nos dias de hoje, mas de chegarmos às raízes do seu comportamento.
Não à pobreza pela pobreza, sim à pobreza por Deus: porque facilmente as riquezas ocupam no coração humano o lugar de Deus.
O seu agir é para nós exemplar e faz-nos compreender que os bens e o dinheiro não são um mal em si mesmos, nem devem ser desprezados, mas sim serem usados para fazer o bem. “Não a mão, mas o coração é que deve estar longe deles. Mesmo um pobre que blasfema, porque alguém lhe toca na sacola, pode se um rico diante de Deus”. (Chiara Lubich)

DESTAQUES DA SEMANA



Catequeses para aprofundamento da Fé - (orienta o Caminho Neocatecumenal):

- Igreja do Carmo, segundas e quintasfeiras, às 21h00.

- 01,02 e 03 de Fevereiro - decorre a formação do Clero da Diocese de Viseu.

Terça, dia 2 - FESTA: Apresentação do Senhor
- Dia dos Consagrados
- Igreja do Carmo (17h00), Celebração do Dia do Professor (MEC).


Quinta, dia 4 - S. João de Brito


Sexta, dia 5 - S. Águeda


Sábado, dia 6 - Igreja do Carmo: 1.º Sábado - Adoração e Terço às 16h30


-De 22 a 26 de Fevereiro, realiza-se a Semana Bíblica 2010, no Centro Pastoral Diocesano




Situações de Carência
A Ordem Terceira do Carmo terá alguns dos i r m ã o s / ã s disponíveis às quartas-feiras, das 10h30 às 12h00, para atendimento a situações de carência.
Acolhem-se as pessoas que precisam de algum tipo de auxílio e também aqueles que querem ajudar (donativos, trabalhos, informações úteis, etc.).