”Preparai o caminho do Senhor”
Preparamos bem o Natal na medida em que seguimos o caminho do amor.
É o convite que nos faz S. Paulo na carta aos Filipenses: “que o vosso amor cresça cada vez mais, para que vos torneis puros e irrepreensíveis”.
De facto, se estamos no amor para com Deus e para com o próximo, conseguimos desapegarmo-nos dos males dentro e fora de nós.
O amor faz-nos encontrar o espaço para a oração, faz-nos ser humildes, prontos a reconhecer os nossos erros, a sermos mais generosos e a estarmos mais atentos a quem sofre, capazes de perdão, portadores de alegria. João Baptista é testemunha de tudo isto: esperou a vinda de Jesus na oração e na penitência. A sua vida deu “voz” a um testemunho credível, que com a sua palavra, toca os corações, converte os pecadores e os prepara para encontrar o Messias prometido.
Urge, então, percorrer a via da conversão: retirar os obstáculos que nos impedem de acolher o Senhor. Eliminar do coração o nosso egoísmo, a nossa soberba, a nossa superficialidade, enchendo o coração de um amor maior, de um amor verdadeiro.
Segunda Semana de Advento
«Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas. (…)
E toda a criatura verá a salvação de Deus’.»
Reflicto – Deus prepara-te o caminho João percorre muitos caminhos para anunciar a vinda
de Jesus.
Compromisso: Neste momento do meu caminho para o Natal, também eu quero seguir a Palavra de Deus, que é Palavra de esperança e de salvação: mesmo se o caminho se tornar difícil, sei que nunca estarei sozinho. Recolher-me-ei em oração, procurando o silêncio interior, no meio de tantos ruídos, e o caminho se tornará mais fácil…
Rezo
Escutarei o que diz o Senhor:
Ele anuncia a paz.
Paz para o seu povo e para os seus fiéis,
paz para os que se voltam para Ele
com todo o coração.