sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

VI Domingo do Tempo Comum C


Será grande no céu a vossa recompensa (Lc 6,23)


Segundo a linguagem bíblica, ninguém é realmente “ateu”. Tanto o crente como o “ateu” têm fé. A diferença entre o crente e o não-crente baseia-se numa escolha existencial, refere-se à opção fundamental da própria vida: o crente apoia-se em Deus e põe a sua confiança n’Ele, o não-crente acredita unicamente em si mesmo ou no dinheiro, ou nas próprias capacidades.
Vem a propósito recordar as palavras da Bíblia: “Maldito o homem que confia no homem, cujo coração se afasta do Senhor” – diz Jeremias. Mais ainda: “Felizes vós, porque vosso é o Reino de Deus” – diz Lucas.
Portanto, ou confiamos em Deus, ou nos apegamos aos ídolos.
Jesus, depois de primeiramente ter vivido a adesão a Deus Pai, cumprindo a sua vontade – fazendo a experiência como pobre, humilde, sofredor – faz-se mestre, digno de fé, para todos nós: “Felizes vós, os pobres”, porque Deus está cansado de ver-vos sofrer e decidiu mostrar que vos ama.
A recompensa de uma vida vivida assim é o paraíso, já agora e podemos saboreá-lo como antecipação: a liberdade perante qualquer forma de idolatria, a harmonia nos relacionamentos, a alegria de viver.
Então, confiemos no Mestre: vivamos já aqui na terra, como viveremos no céu.



Só Te quero a Ti, meu único Bem,
e àquilo que Tu queres.
Liberta o nosso coração das coisas inúteis
para que saiba acolher o Reino dos céus.
Tu, o único apoio seguro,
saciedade, alegria e paz.
Dirige o nosso olhar para os humilhados da terra,
com eles, irmanados pela mesma esperança,
torna-nos disponíveis para o teu dom.
Em Ti confiamos, Senhor,
não seremos eternamente confundidos.

Vai começar a Quaresma



Antes duma festa, dum encontro importante, cuidamos do visual e do vestuário, antecipando, de alguma forma, a alegria do encontro que vem a seguir. Deve ser assim a Quaresma: um tempo para nos pormos belos para o Senhor. De cabeça perfumada, de coração disponível, de cara lavada e alegre.
Trata-se da preparação para a festa mais importante: a Páscoa, em que celebramos Cristo Ressuscitado, Ele que venceu a morte e está vivo entre nós!
Fora com as caras abatidas. Está na hora da limpeza e da elegância. É tempo de deitar fora todo o lixo que torna pesado e duro o coração.
A Quaresma é um tempo especial no qual nos são oferecidas muitas ocasiões para ouvir a Palavra e entrar em comunhão com Deus. É, portanto, o tempo da Palavra, procurando acreditar e confiar-se como crianças. Para nós significa: não sermos ouvintes passivos, mas também procurarmos rezar com a Palavra e, sobretudo, empenharmo-nos em vivê-la.
Na Quarta-Feira de Cinzas, somos convidados a iniciar, em comunidade, o tempo quaresmal.
Será uma caminhada com mais oração, mais jejum… para que a partilha seja mais generosa. Neste ano, a renúncia quaresmal será destinada a ajudar o povo do Haiti.

Quarta, dia 17
CINZAS – Início da Quaresma
(dia de jejum e abstinência)

Quinta, dia 18
S. Teotónio, padroeiro da nossa diocese (Sé: 18h30)

Sábado, Dia 20
Bb Francisco e Jacinta
- início do CPM (Centro Pastoral, 14h)





Mudança provisória de instalações
Esperamos que próximo Sábado, dia 20, já celebrar a Eucaristia na Igreja do Carmo. Agradecemos todos os donativos que nos tendes feito chegar para estas obras em curso.






Peregrinação Carmelita a Fátima
27 e 28 de Fevereiro de ‘10
Partida - no dia 27, sábado, às 10h00
Regresso no dia 28, de tarde
Viagem e estadia: 50,00€




III Semana Bíblica de Viseu
22-26 de Fevereiro de 2010
Centro Pastoral de Viseu - das 20.45 às 22.30h

Todos são convidados. Inscrições através de 232467692; 967147214.