sábado, 24 de outubro de 2009

XXX Domingo Comum B


Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te (Mc 10, 49)

Jesus caminha para Jerusalém, onde irá completar a sua missão de Salvador com a sua morte e ressurreição. Com Ele caminha uma multidão que o segue atraída pela sua pessoa e seus milagres.
A passagem de Jesus reacende no cego a esperança. Brota no seu coração a fé de poder ser curado. Perante os seus gritos de socorro, Jesus pára e chama-o. “Coragem, – alguém lhe diz – levanta-te que Ele está a chamar-te”. O cego levanta-se, deita fora o bordão e vai ter com Jesus. E Jesus faz com que ele recupere a vista, dizendo: “Vai a tua fé te salvou”. O cego reconquistou a vista e começou a seguir Jesus.
A experiência do cego é também a nossa. Necessitados de tudo, passamos os nossos dias vivendo de expedientes, mendigando um pouco de alegria. Jesus passa ao nosso lado, mas não o vemos. E nos momentos mais difíceis invocamo-lo, mas no meio do barulho e da agitação não escutamos o seu convite a segui-l’O.
Mas um dia abrimos o Evangelho, encontrámos um amigo, vimos pessoas felizes que, docemente, nos diziam: “Coragem, levanta-te: Ele está a chamar-te!”. E encontrámo-nos com Jesus. Sentimos que era belo caminhar com Ele, mesmo na estrada da cruz. Ele deu-nos a coragem de O seguir.
E todos podemos contar o nosso encontro com Jesus e dizer com a vida: “É belo viver para um mundo novo, para um mundo melhor”.

DESTAQUES DA SEMANA


Escola Bíblica – Estudo e Oração
Às 10h40, às quartas-feiras, a partir de Novembro (1.º Encontro dia 4).
Se houver número suficiente de participantes, far-se-á também o mesmo encontro às Quartas-feiras, às 18h30 (ou noutro horário a combinar com as pessoas interessadas).

Grupo Coral
O Dr Vicente orienta os ensaios do Grupo Coral, às quintas-feiras, às 17h30.

Terceira Ordem Carmelita de Viseu
No fim-de-semana, 21 e 22 de Novembro, o responsável Nacional pela terceira Ordem Carmelita, estará em Viseu para um encontro de formação com os irmãos/as, noviços/as e candidatos/as à Ordem.
As actividades decorrerão, no dia 21 de Novembro, sábado, das 9h30 às 18h30 e no Domingo, dia 22, a partir das 9h00, com conclusão ao meio-dia na missa do Carmo. Os interessados deverão falar com o reitor da igreja ou com a D. Lucinda e fazer a sua inscrição.

Oficinas de Oração e Vida

As Oficinas de Oração e Vida são um serviço que ensina um método prático para aprender a orar e a viver cristãmente. São um serviço humilde, limitado a 15 sessões semanais. Aberto a toda a gente, designadamente a todos os que buscam a Deus.
A reunião de abertura, onde se prestarão mais esclarecimentos terá lugar no:
Centro Pastoral, pelas 15 horas do dia 3 de Novembro de 2009 (contacto: 933604710).

Meditação Cristã

A Comunidade Mundial de Meditação Cristã (CMMC) foi criada em 1991 com o objectivo de transmitir os ensinamentos do monge beneditino John Main sobre esta forma de oração. A Comunidade tem a sua sede em Londres – Internacional Centre – e tem muitos outros Centros espalhados pelo mundo. O guia espiritual da Comunidade é o P. Laurence Freeman, um aluno de John Main e, também, monge beneditino. A Comunidade é como que um “mosteiro sem paredes”, uma família de comunidades nacionais de cerca de 100 países. A sua base é o grupo de meditação local, que se reúne semanalmente nas casas, paróquias, escritórios, hospitais, prisões e escolas – um pouco por toda a parte onde haja pessoas a viver e em busca espiritual. A Comunidade Mundial é ecuménica e está ao serviço de uma unidade “católica”, universal no seu diálogo, quer com outras igrejas cristãs, quer com outras religiões ou tradições. A Comunidade pretende promover e apoiar a prática diária da meditação, dado o seu poder de transformar os corações e assim mudar o mundo. (Mais informações: www.meditacaocrista.com).
Em Viseu, se quiser participar de um grupo de Meditação Cristã, pode vir à igreja do Carmo, às quintas-feiras, às 21h30 (numa salinha dos anexos da igreja, entrada pelo portão direito, ao cimo da escadaria).

Encontro de Palavra de Vida
Este domingo, 25, às 16.30h, no Seminário das Missões, na sala sobre a garagem, realiza-se o encontro da Palavra de Vida, aberto a todos!


---------------------------------


Quarta, dia 28
S. Simão e S. Judas
Moçambique - Eleições

28 e 29
– Vaticano: Reunião da Comissão de Trabalho Bilateral Permanente entre o Estado de
Israel e a Santa Sé.

29 a 31
- Universidade de Évora: Colóquio Intern. para assinalar os 450 anos da fundação.

30 e 31 - Fátima - Fórum Nacional das Vocações.

Domingo, dia 1
Todos os Santos