domingo, 10 de janeiro de 2010

Domingo 10 de Janeiro 2010 - Festa do Baptismo do Senhor


Tu és o meu Filho muito amado
(Lc 3,22)

Todos se perguntam: “Quem é Jesus?” Espera-se uma resposta… No momento em que Jesus recebe o baptismo, o Pai faz ouvir a sua voz: “Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus a minha complacência”.
Na força de tal “manifestação”, movido pelo Espírito, Jesus dá início à missão.
A maneira de se apresentar, de realizar a sua missão, não satisfaz as expectativas daqueles que O esperavam. Não faz publicidade, não enche as praças, não ameaça; o seu estilo é o do servo de que fala Isaías.
Jesus é solidário com os que “perdem”, com os “frágeis”, com os “últimos”: é capaz de encorajar, despertar e fortalecer a esperança e alegria de viver.
Qual é a missão de Jesus? Fazer-nos compreender quanto Deus Pai nos ama, levar-nos a descobrir a beleza do nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou, fazer de todos uma família.
O nosso Baptismo conquista assim uma referência segura: deve tornar-se compromisso, um testemunho, um estilo de vida nova. Sentimo-nos felizes por sermos discípulos de Jesus Cristo. É bom saber quem somos: amados por Deus, decididos a percorrer a via indicada por Ele.
Assim é possível tornar-se um povo novo que vive no amor, comunicando a todos a alegria e a paz que experimentamos ao viver como filhos de Deus, livres das escravidões do mal, capazes de voar bem alto.

2010 - Ano Europeu contra a pobreza e a exclusão

Para Portugal, a realização do “Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social” (AECPES) cria uma oportunidade única de sensibilização dos mais variados agentes para as questões da pobreza e da exclusão social no sentido de alertar para os seus contornos, não só a nível das suas consequências mas também a nível das suas causas. Além disso, poderá permitir questionar estratégias implementadas sem grandes resultados e delinear novas estratégias capazes de atenuar ou erradicar alguns dos problemas diagnosticados. O número de pobres que as estatísticas revelam em Portugal, com os rostos que reflectem, deverão ser a grande base para questionar tanto as políticas implementadas ao longo dos últimos anos em que estes números teimam em não se reduzir, como as mentalidades e comportamentos de toda uma sociedade que longe de contrariar e erradicar a pobreza, mais parece que a potencia e multiplica. Como tal, as tão sentidas desigualdades salariais e sociais, a corrupção, o oportunismo, a exploração, a especulação, a indiferença, entre outras atitudes que ecoam pela praça pública, não poderão deixar de ser discutidas, debatidas, dirimidas e resolvidas em prol de mais coesão social, mais transparência e honestidade democráticas, mais sentido de respeito pela dignidade de todos e de cada um dos seres humanos, mais preocupação pelo bem comum e mais participação cívica, de forma plena, consciente e activa. Paulo Neves, Cáritas da Guarda

I Jornadas da Pastoral Familiar


I Jornadas da Pastoral Familiar
«Na Família o homem pode nascer com dignidade, crescer e desenvolver-se»

Vão realizar-se as I Jornadas da Pastoral Familiar da Diocese de Viseu, nos dias 30 e 31 de Janeiro de 2010.
Com o seguinte programa:

Dia 31.01.2010
14h00 – Acolhimento (Centro Pastoral de Viseu)
14h15 – Abertura das Jornadas: D. Ilídio, Bispo de Viseu
14h30 – A família cristã na sociedade actual: Pe Carlos Carneiro s.j.
15h30 – Workshops: Música coral e instrumental; desenho e pintura; filme; espaço de oração; Tema/debate: “Sacramentalidade do casamento”
16h30 – Desafio Pastoral dos divorciados recasados: Cón. Carlos Paes e equipas de Santa Isabel
17h30 – Debate
18h00 – Encerramento do dia

Dia 31 / 01 / 2010
14h30 – Festa da Família: Música, variedades, jograis, poesia, etc. (Centro Pastoral de Viseu)
16h30 – Eucaristia na Igreja do Seminário, presidida pelo Sr. D. Ilídio com a celebração do jubileu dos 25, 50 ou 60 anos de Matrimónio.

1. Os casais que celebram neste ano de 2010 os seus aniversários de matrimónio (25, 50 e 60) e pretendem participar na Eucaristia com o Sr. Bispo, no dia 31 de Janeiro, deverão fazer a inscrição nas suas paróquias ou na igreja do Carmo.

2.. O tema das Jornadas de será de grande interesse para os casais “recasados” (pessoas que contraíram um segundo casamento após o divórcio). Venham participar.

DESTAQUES DA SEMANA

Domingo, dia 10
Festa do Baptismo do Senhor

16h – Encontro mensal da Ordem Terceira do Carmo

Sexta, dia 15
S. Amaro, abade

Domingo, dia 17
II Domingo Comum C

- Roma: Bento XVI visita a Sinagoga de Roma

- Dia Mundial do Migrante e Refugiado