sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

7 de Fevereiro - V Domingo do Tempo Comum C


Deixaram tudo e seguiram Jesus
(Lc 5,11)

Pedro manifestando a sua pobreza e inadequação, confia-se a Jesus e pronuncia aquela frase estupenda: “Já que Tu o dizes, lançarei as redes”; e Jesus faz de Pedro um anunciador do Evangelho: “Não temas, serás pescador de homens”.
O Senhor, quando entende “chamar” e “enviar” alguém, não lhe faz um exame sobre as virtudes, mas olha para a disponibilidade: o pecado trata Ele de curá-lo.
O chamamento a seguir Jesus é para todos os cristãos. Porém, é fundamental experimentar o seu amor misericordioso.
Só então o coração se abre, confiando n’Ele, e se disponibiliza, com dificuldade mas serenamente, porque enamorados d’Ele, a viver também as maiores exigências do Evangelho, sem desculpas ou cálculos. Tornamo-nos assim participantes e corresponsáveis da missão de Jesus: realizar um mundo novo fundado no amor.
Aprendamos a amar, a defender e a ajudar quem se sente só, quem sofre. Reaprendamos a ter um olhar de misericórdia e de acolhimento para quem errou.




Quantas vezes, Senhor, me encontro com as mãos vazias…
Cansado e sem grandes resultados…
Tu bem sabes que sou pecador,
indigno e incapaz de estar na Tua presença
e de fazer o bem.
Sobe mesmo assim para a minha barca,
faz-Te ao largo comigo.
Se Tu vens comigo, eu arrisco.
Chama-me ainda e renova a minha vida,
torna-me Teu discípulo,
enche de frutos as minhas mãos vazias.
Só Tu podes tornar fecundo o nosso trabalho,
pois sem Ti nada podemos fazer,
mas conTigo tudo é possível.
Só assim crescerá a Tua Igreja
e um povo novo Te cantará eternamente
e experimentaremos a alegria da Tua presença e da Tua amizade.