domingo, 7 de março de 2010

SUGESTÕES PARA CADA DIA DA 3.ª SEMANA DA QUARESMA

Aqui podeis encontrar:
1 - a citação do Evangelho do dia, acompanhada de uma frase desse texto;
2 - duas propostas para concretizar esse evangelho;
3 - uma oração.




Domingo, dia 7

Lucas 13, 1-9
>“Senhor, deixa-a ainda este ano…”.

• Detém-te a analisar a fecundidade da tua vida; faz uma relação dos teus frutos.

• Faz uma relação de outros frutos possíveis da tua vida.



Perdão, Deus nosso Pai, por viver
Fechado no meu egoísmo.
Perdão por não colocar os meus dons
ao serviço dos outros.
Mas, acima de tudo, quero dizer-Te
obrigado pela tua paciência.
Pela tua insistência em me convidares
a uma vida mais abundante,
com mais sentido e generosidade.

_______________________


Segunda, dia 8

Lucas 64, 24-30
“Nenhum profeta é bem recebido na sua terra”.


• Pode acontecer que sejas rejeitado só pelo facto de seres cristão. Já te aconteceu?

• Diz ao Senhor que assumes esse risco, pois vale a pena arriscar tudo para ser discípulo de Cristo.

Senhor, abre o meu coração à novidade.
Cura o medo à mudança
que Tu provocas em mim.


_________________________
Terça, dia 9

Mateus 18, 21-35
“Senhor, quantas vezes deverei perdoar?”.

• A quem é que ainda não perdoei de verdade setenta vezes sete?

• Reza pelos defeitos dos que vivem contigo, aceitando-os e reconciliando-te com cada um.

Senhor, Tu conheces a minha fragilidade.
Sabes como é fácil esquecer-me de Ti
e do Teu amor por mim.
Apesar de tudo, aqui estou.
Não me deixes isolado com o meu pecado.
A Tua presença me liberte e me perdoe.

____________________________

Quarta, dia 10

Mateus 5, 17-19
“Eu não vim para abolir mas dar cumprimento”.

• Como te relacionas com a Palavra de Deus? Arranjas desculpas para não a viver em plenitude? Quais?

• Reflecte sobre a proposta de plenitude que Jesus oferece.

Senhor, Tu chamas por mim
mas eu tenho medo de Te dizer “sim”.
Tu procuras o meu bem
mas eu fujo de Ti.
Estarei à altura do que Tu me pedes?
Eu sozinho não tenho forças.
Mas apoiado na tua graça,
na tua bondade, serei capaz.

_____________________

Quinta, dia 11

Lucas 11, 14-23
“Se eu expulso os demónios com o dedo de Deus é porque chegou até vós o reino de Deus”.

• Diante do Senhor, procura no teu interior os “demónios” que te separam d’Ele.

• Propõe curar os teus irmãos, afastando-lhes os “demónios” que lhes roubam a vida.

Senhor, abre-me os olhos para a luz.
Para a beleza da tua presença amiga.
Ensina-me a acreditar de novo que Tu estás perto.
Que a vida pode ser lugar de encontro conTigo.
_________________________

Sexta, dia 12

Marcos 12, 28b-34
“Não estás longe do reino de Deus!”.

• Tens consciência da indiferença religiosa que nos rodeia… Agradece ao Senhor que mantém a tua fé.

• Durante o dia não vivas uma fé teórica, ama a Deus e ao próximo como Jesus.

Perdoa-me, Jesus, por todas as vezes em que me afastei do Reino de Deus.
Perdoa-me por construir um reino só meu, feito de castelos de areia.
Perdoa-me por ter medo de amar como Tu.
O teu perdão me ensinará a amar-Te e a desejar o teu Reino.


________________________________
Sábado, dia 13

Lucas 18, 9-14
“Ó Deus, tem piedade de mim que sou pecador”.

• Faz a cura da humildade, de ouvir mais, aplaudir mais os outros, e reconhecer sempre o que é positivo.

• Cai na conta de como Jesus fazia sentirem-se importantes os que estavam com eles.

Senhor, cura-me de toda a atitude farisaica,
de todo o desejo de superioridade,
não permitas que seja competitivo
e ajuda-me a viver sempre no Teu Amor.