sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vai começar a Quaresma



Antes duma festa, dum encontro importante, cuidamos do visual e do vestuário, antecipando, de alguma forma, a alegria do encontro que vem a seguir. Deve ser assim a Quaresma: um tempo para nos pormos belos para o Senhor. De cabeça perfumada, de coração disponível, de cara lavada e alegre.
Trata-se da preparação para a festa mais importante: a Páscoa, em que celebramos Cristo Ressuscitado, Ele que venceu a morte e está vivo entre nós!
Fora com as caras abatidas. Está na hora da limpeza e da elegância. É tempo de deitar fora todo o lixo que torna pesado e duro o coração.
A Quaresma é um tempo especial no qual nos são oferecidas muitas ocasiões para ouvir a Palavra e entrar em comunhão com Deus. É, portanto, o tempo da Palavra, procurando acreditar e confiar-se como crianças. Para nós significa: não sermos ouvintes passivos, mas também procurarmos rezar com a Palavra e, sobretudo, empenharmo-nos em vivê-la.
Na Quarta-Feira de Cinzas, somos convidados a iniciar, em comunidade, o tempo quaresmal.
Será uma caminhada com mais oração, mais jejum… para que a partilha seja mais generosa. Neste ano, a renúncia quaresmal será destinada a ajudar o povo do Haiti.