domingo, 10 de janeiro de 2010

Domingo 10 de Janeiro 2010 - Festa do Baptismo do Senhor


Tu és o meu Filho muito amado
(Lc 3,22)

Todos se perguntam: “Quem é Jesus?” Espera-se uma resposta… No momento em que Jesus recebe o baptismo, o Pai faz ouvir a sua voz: “Tu és o meu Filho muito amado: em Ti pus a minha complacência”.
Na força de tal “manifestação”, movido pelo Espírito, Jesus dá início à missão.
A maneira de se apresentar, de realizar a sua missão, não satisfaz as expectativas daqueles que O esperavam. Não faz publicidade, não enche as praças, não ameaça; o seu estilo é o do servo de que fala Isaías.
Jesus é solidário com os que “perdem”, com os “frágeis”, com os “últimos”: é capaz de encorajar, despertar e fortalecer a esperança e alegria de viver.
Qual é a missão de Jesus? Fazer-nos compreender quanto Deus Pai nos ama, levar-nos a descobrir a beleza do nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou, fazer de todos uma família.
O nosso Baptismo conquista assim uma referência segura: deve tornar-se compromisso, um testemunho, um estilo de vida nova. Sentimo-nos felizes por sermos discípulos de Jesus Cristo. É bom saber quem somos: amados por Deus, decididos a percorrer a via indicada por Ele.
Assim é possível tornar-se um povo novo que vive no amor, comunicando a todos a alegria e a paz que experimentamos ao viver como filhos de Deus, livres das escravidões do mal, capazes de voar bem alto.