sexta-feira, 6 de novembro de 2009

XXXII Domingo Comum B


O Senhor é fiel para sempre

O testemunho das duas viúvas de que falam as leituras deste domingo é o anúncio da verdade presente no Salmo 145 proposto para esta semana: “O Senhor é fiel para sempre”. A primeira priva-se do pouco alimento que tinha e Deus recompensa-a, assegurando-lhe o necessário para si e para seu filho. A segunda oferece ao Senhor a única moeda que possuía e é admirada e elogiada por Jesus: “Deu mais do que todos os outros”.
No Evangelho, Jesus, perante a falsa religiosidade dos doutores da lei, convida os seus discípulos a porem a sua confiança em Deus, sempre fiel às suas promessas.
É a Palavra de Deus que nos motiva e nos pode ajudar a resolver os problemas sociais de hoje, fazendo também nós surgir iniciativas a favor dos deserdados, necessitados e dos que estão à beira do desespero.
Realizando o desafio de Jesus: “Dai e ser-vos-á dado”, teremos a confirmação de que Deus é Pai, sempre fiel às suas promessas. Não é fácil fazer isto hoje, num mundo em que se confia somente nos próprios meios e seguranças. Mas usando bem e com sapiência cada um dos nossos talentos, confiando n’Ele e na sua ajuda, tudo é possível.