sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Solenidade de Cristo Rei




Jesus Cristo,

Servo e Rei do Universo

Ao ser proclamado, hoje, o evangelho segundo S. João, escutamos: “Eu sou rei, mas o meu reino não é deste mundo”. Pilatos pergunta a Jesus: “Tu és rei?”. Jesus responde-lhe: “Tu o dizes, eu sou rei. Para isso nasci e vim ao mundo: para dar testemunho da verdade”.
A característica do reino de Jesus é bem diferente da dos outros reinos. Não se impõe com a autoridade e com a força, mas com o amor. Ele é um Rei de amor. Apresenta-o sobretudo no Pretório, aparecendo cheio de chagas, coberto de sangue, com uma coroa de espinhos na cabeça, como o tinha feito compreender durante toda a sua vida, gasta num contínuo dom de si, particularmente para com os mais pobres. Jesus afirma que o seu Reino é de amor, de unidade e de paz. E demonstra-o dando a sua vida, tornando-se dom de amor para todos.
O crescimento interior e a santificação de cada um de nós, dependem da nossa união com Cristo. Nos tempos que correm, a palavra santidade poderá parecer uma utopia. Mas não é assim. O tempo corre, passa depressa e vai eliminando as visões parciais e contingentes. Permanece a verdade! Por isso, há que procurar o que vale para eternidade, porque tudo é possível a Deus, também a santidade.