segunda-feira, 12 de outubro de 2009

XXVIII Domingo Comum B


Vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres. Depois, vem e segue-Me
(Mc 10,21)

O Evangelho apresenta-nos o encontro de Jesus com um jovem insatisfeito com as regras e com as práticas religiosas. O qual pergunta a Jesus: “O que devo fazer para ser feliz?”.
Jesus olha-o com afecto e faz-lhe a sua proposta: “Vende o que tens, dá o dinheiro aos pobres e depois vem e segue-me”. Aquele jovem retirou-se muito triste, porque tinha muitos bens.
Esta palavra não é só para quem fez a escolha de renunciar às riquezas, mas vale para todos. Todos, de facto, corremos o risco de nos apegarmos às coisas e às pessoas. E assim o coração não é livre para seguir Jesus. Tudo nos foi dado como dom, nada nos pertence. O que temos foi-nos dado somente para administrar.
E como fizeram os primeiros cristãos, também nós, cada um de acordo com a sua vocação, podemos, de alguma forma, colocar em comum os nossos bens, para que se realize aquela comunhão que caracterizava as primeiras comunidades cristãs.
Isto exige um passo em frente que liberta a alma e nos dá a paz. E assim, animados pela Sapiência, abrimo-nos à Palavra de vida para corrermos na via do amor.