sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Dia da Universidade Católica




FORMAR PARA A CONFIANÇA
«O mundo atual necessita de um novo pensamento e de uma nova síntese cultural», escreveu Bento XVI na sua primeira mensagem de 2013, sublinhando a missão que cabe às instituições universitárias. «Delas se requer - afirma o Santo Padre - uma contribuição clara não só para a formação de novas gerações, mas também para a renovação das instituições públicas, nacionais e internacionais».

A Universidade Católica Portuguesa acolheu e acolhe, com a fidelidade de sempre, mas com ardor redobrado, este desafio da Igreja. Sabemos todos como é necessário transformar o exigentíssimo momento histórico que vivemos numa espécie de laboratório da esperança, que fermente ideias, atitudes e práticas, que devolva horizonte, que pesquise e relance potencialidades. Por isso, na celebração do seu Dia Nacional, a Universidade escolheu este ano o lema “Formar para a confiança”.
Não tenhamos dúvidas, o que mais hipotecaria o nosso futuro seria alienarmos do presente uma cultura de confiança. Confiança, antes de tudo, no sólido conjunto de valores do humanismo cristão que nos estrutura e inspira. Mas confiança também no papel representado pela busca do conhecimento e da verdade, segundo a diversidade dos saberes, e guiada por padrões de excelência científica e humana, para assim melhor se colocar ao serviço do bem comum.
Confiamo-nos, por isso, muito em especial, neste dia, à oração da Igreja para que a Universidade Católica Portuguesa desenvolva um trabalho indiscutivelmente credível neste “Formar para a confiança".
Mensagem para o Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa – 3 Fevereiro 2013