sábado, 19 de dezembro de 2009

IV Domingo de Advento



Olhou para a humildade da sua serva (Lc 1, 48)
 
O Evangelho apresenta-nos a cena do encontro de Maria com Isabel. Maria, humilde e pequena "serva", torna-se modelo de fé e de amor para todos nós.
Maria, num intenso clima de amor, proclama um hino de louvor a Deus que fez grandes coisas, porque encontrou nela um coração disponível: "olhou para a humildade da sua serva".
À nossa volta vemos tanto sofrimento, indiferença e tristeza. Todos esperam o Natal, procuram preparar a festa, afadigam-se com tantas coisas. Mas por quê e por causa de quem?
Jesus vem para todos, a todos quer fazer sentir o seu amor.
Se o Natal não nos aproxima de Deus é uma festa que se torna vazia, e que não nos toca. É tão somente mais um dia do calendário.
No fundo, o Natal é Deus que ‘mantém a palavra’ e procura pessoas disponíveis, como Maria, que se deixam nutrir e guiar pela sua Palavra.
Deus diz: "Eis-me aqui". Seria paradoxal que não nos deixássemos encontrar, dizendo, com todo o nosso coração: "Vem, Senhor Jesus!".
Também nós, nestes dias, se formos dóceis à palavra de Deus, a exemplo de Maria, podemos – com a nossa fé e com o nosso amor – levar em nós Jesus e, com Jesus, a alegria e a serenidade a tantas pessoas.




III Semana de Advento


"Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha… Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino exultou-lhe no seio".


Reflicto – Na felicidade de Maria e Isabel. Também eu espero com alegria o Natal que se aproxima.
Compromisso: COMO MARIA, IR AO ENCONTRO DOS OUTROS.
Natal é receber e dar. Mas não podemos ficar pelas prendas. Que tenho eu para dar aos outros? Que vou dar? Como posso ir ao encontro das pessoas e dar algo de mim e que transmita felicidade?


Rezo
A minha alma espera pelo Senhor,
Ele é o meu auxílio e o meu escudo.
Desça sobre nós a vossa Graça,
porque em vós esperamos, Senhor
.